Como Conseguir o Reembolso pelo Windows OEM

A fim de melhorar o blog, resolvi movê-lo para hospedagem e domínio próprios. Bloqueei os comentários daqui e mantive apenas a introdução ao post.

Clique no link para visitar o novo blog e ler o restante da história: Como Conseguir o Reembolso pelo Windows OEM

A história é antiga e conhecida: você quer comprar um computador e ele vem com Windows, mas você usa outro SO. Você quer um sem Windows, mas não há essa possibilidade para o modelo ou promoção que você quer. Alguns fabricantes sequer te permitem comprar um computador sem Windows. A solução é pedir o reembolso pelo SO.

Eu já havia lido vários relatos de reembolsos no Brasil e no exterior, mas, estranhamente, TODOS os relatos no Brasil que encontrei são da Dell. Eu tinha a difícil missão de conseguir o reembolso pelo Windows XP Home Edition que veio com meu netbook Lenovo S10e. Meu caso ainda possuia dois agravantes: o SO não veio discriminado na nota fiscal (sequer foi mencionado) e o computador foi comprado numa loja.
Mas, após quase 1 mês, consegui um reembolso de 229 reais!

Foto do pagamento

A fim de melhorar o blog, resolvi movê-lo para hospedagem e domínio próprios. Bloqueei os comentários daqui e mantive apenas a introdução ao post.

Clique no link para visitar o novo blog e ler o restante da história: Como Conseguir o Reembolso pelo Windows OEM

110 Respostas to “Como Conseguir o Reembolso pelo Windows OEM”

  1. Ótimo relato, Otto.

    Quanto mais informações sobre o assunto melhor.
    É incrível como ainda existe esta venda casada por aí.

  2. Marcelo Vilar Says:

    Parabéns Otto!

    Te considero um Jedi, pois consegui um reembolso de uma empresa que eu não tinha visto um relato ainda! E você detalhou muito bem! Agora vc tem que enviar seu relato para o Br-Linux, para que muitos saibam da sua história!

    “Juro que a resposta foi essa. Todos sabemos que o Windows é recheado de bugs, mas a ponto de fazer com que uma mensagem de reembolso apareça aleatoriamente no início da licença, é novidade pra mim.”
    UHAhuAUHAUHA Essa foi boa!

    Abraço!

  3. Tácio Andrade Says:

    Otto, uma empresa que é muito mais simples de receber o reembolso é o Dell, tenho 2 professores da faculdade que conseguiram novamente, e ao contrario da Lenovo não ficou dizendo que era de graça….. Demorou um pouco assim como o seu, mais conseguiram o valor de volta. ^^

  4. Marcelo Vilar Says:

    Onde vc comprou esse netbook por 777 reais?

  5. aanderson Says:

    muito bem expçlicado e compartilhado. parabéns. estou divulgando o seu progresso, que também é da comunidade.

  6. Wander Mariano Says:

    Mandou bem 😀 Nada mais é do que uma venda casada. E o consumidor tem direito de escolha. Parabéns mesmo!

  7. Cacete velho… tá muito bem escrito esse texto.

    Me matei de rir aqui:

    Foi verificado pelo time de produtos que o sistema operacional está apresentando algum tipo de erro, pois a mensagem de reembolso não deveria aparecer, o que podemos fazer é coletar o equipamento para verificarmos o que pode ter ocorrido.

    Esses caras são uns sem-vergonha mesmo! =D

    Mas é isso aí. Parabéns novamente e força na luta do software livre aí!
    Abraços.

    Vinicius Massuchetto

  8. Social comments and analytics for this post…

    This post was mentioned on Twitter by eldeablo_: Como Conseguir o Reembolso pelo Windows OEM http://tinyurl.com/yk8zyfc

  9. […] Eu já havia lido vários relatos de reembolsos no Brasil e no exterior, mas, estranhamente, TODOS os relatos no Brasil que encontrei são da Dell. Eu tinha a difícil missão de conseguir o reembolso pelo Windows XP Home Edition que veio com meu netbook Lenovo S10e. Meu caso ainda possuia dois agravantes: o SO não veio discriminado na nota fiscal (sequer foi mencionado) e o computador foi comprado numa loja. Mas, após quase 1 mês, consegui um reembolso de 229 reais! (via ottosteixeira.wordpress.com) […]

  10. João Bpassaatista Says:

    Muito bom o seu relato. Já até gravei aqui, pois penso em adquirir um netbook futuramente! Se todos agissem dessa forma e não ficassem acomodados com o fato de ter vindo outro S.O. talvez as empresas aqui no Brasil passariam a tratar o consumidor com mais respeito, principalmente no atendimento pós-venda que todos sabem a bela porcaria que é! Trabalhei numa empresa em Salvador e, mesmo contra minha vontade, por muitas vezes era obrigado a fazer pouco caso dos clientes porque a gerente não estava nem aí pra reclamação do cliente. É lamentável isso nesse país.

  11. Isso que é brigar pelos seus direitos!
    Parabéns!

  12. Excelente relato cara. Parabéns pela paciência e insistência. Sou seu fã. 😀

  13. […] referência original é o Blog do OTTO TEIXEIRA, resolvi reproduzir na integra este relato pois acho que a multiplicação da informação é vital […]

  14. Cara!! Muito bom!! Se todos os brasileiros fosse assim, lutasse por seus direitos, nosso país seria melhor!! Parabéns!! Pretendo fazer o mesmo para meu novo note! Abs

  15. Sensacional, Otto! Parabéns pelo post.

    São exemplos como esse que precisamos para evitar abusos e desrespeito ao consumidor por parte dessas empresas. Adorei seu relato!

    Abraços

  16. Otto, e se cortarmos caminho?
    Você não pode disponibilizar o tal formulário para reembolso? Assim quem quiser fazer o mesmo já parte daí pra frente, não?

    • Na verdade não é exatamente um formulário, foi só um “reply” ao e-mail que ele mandou.
      O corte de caminho é entrar em contato direto com essas pessoas que falei. Mas achei que seria meio sacana divulgar os telefones e e-mails abertamente, então vou mandar por e-mail para quem pedir.

  17. Eduardo Santos Says:

    Cara, realmente muito bom o seu relato. A gente imagina os tipos de absurdos que esse pessoal diz, mas o mais legal é que você teve paciência pra seguir todos os passos e registrar. Parabéns!!!

  18. 549 reais, caramba. Pelo preço do meu netbook (Um Acer Aspire One A150) eu compraria dois desse aí.
    Já trabalhei em engenharia OEM de Linux e conheço um pouco dessa mentalidade de fabricante brasileiro – Colocam o Windows sem sequer ler os termos de serviço, e também oferecem máquinas com Linux só pra não ter que pagar licença de Windows, achando que OEM de Linux só vende CD.
    Você deu um ótimo exemplo!

  19. kristiang Says:

    Otto, no final do ano passado adquiri um notebook da Lenovo, modelo 3000 G530 que veio com o Windows Vista e como já possuia uma licença do XP de meu notebook anterior, um Itautec, liguei para a Lenovo e ouvi dos atendentes em mais de uma ocasião as mesmas explicações, que o sistema era integrado ao computador e que não exisitia reembolso. Depois de umas 4 ligações desisti e deixei para lá. Se puder me passar os dados das pessoas que voce fez contato, agradeceria. Uma duvida, voce teve que devolver a licença do Windows para a Lenovo?

    • Não devolvi nada. Foi isso que comentei ter achado estranho. Talvez eles nem tenham ainda um procedimento para isso. Eu mando pro seu e-mail os contatos quando chegar em casa, de noite.

      • kristiang Says:

        pode ser que pelo numero de serie de seu equipamento eles tenham dado baixa no serial do Windows junto a Microsoft. Digo isso porque na faculdade de informatica que estudei, todos os alunos podiam pedir licenças de softwares da empresa, mas o serial era cadastrado na biblioteca e enviado a Microsoft… fico no aguardo do contato. Vlw.

  20. asghan Says:

    Só por curiosidade, participo da comunidade susebr e tem um moderador de nome Otto, seria vc ?

  21. guimaluf Says:

    cara parabens!
    quando comprei meu notebook na dell fiz a mesma coisa: liguei reclamando que era pra cancelar as licencas e blablabla, ele me devolveram a grana, 170 reais, mas só depois que fui descobrir q isso foi dado como desconto e q eu permanecia com as licencas do windows em minhas mão.
    Um amigo foi fazer a mesma coisa e recebeu um NÂO como resposta… infelizmente ele não teve a mesma disposição que vc, oq é uma pena!

  22. Otto,

    Parabéns pela empreitada e pelo detalhado relato. Neste Brasil varonil, esta cada vez mais difícil encontrar pessoas que lutem pelos seus direitos, que saibam escrever bem e ainda usem Software Livre 🙂

    Sugiro que você publique sim os nomes e telefones dos contatos da LeNovo. Se eles são da área de “satisfação do cliente”, não há nada demais em publicar um telefone de contato que será utilizado pelos clientes que querem ficar satisfeitos. Concorda?

    Saudações Livres.

    • Eu acho que você tem razão, mas eu tenho receio em fazer isso. Imagino que possa ter muita ligação ou e-mails (incluindo spam), o que pode fazer com que troquem os telefones e e-mails. E aí iremos todos para o atendimento inicial ouvir que não é possível.

  23. Santa paciência, batman!

  24. Repetindo aqui o comentário que postei no br-linux:

    Parabéns mesmo ao Otto Teixeira em primeiro lugar por ter tido a coragem de fazer o que se, pelo menos as pessoas mais esclarecidas fizessem, a Microsoft não teria a moleza do dinheiro fácil do “imposto Microsoft”.

    E parabéns triplo por ter tido a paciência de ter usado o PROCON para defender seus direitos e por ter compartilhado sua experiência detalhadamente e divulgando em um site popular como o br-linux.

    Por acaso estávamos discutindo a questão do reembolso em

    http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=10585.0

    O meu caso, como já foi divulgado, foi resolvido diretamente com a Dell brasileira mas quem tentou fazer o mesmo pouco tempo depois não conseguiu diretamente, só via PROCON.

    O interessante do caso do Otto é que ele não comprou direto do fabricante, como foi o meu e a maioria dos casos anteriores, mas em uma loja (de um terceiro), como acontece na maior parte dos computadores adquiridos no Brasil.

    Quanto à obrigatoriedade de vir com sistema operacional isso é bem discutível porque onde trabalho já adquirimos diversos computadores Dell (N-series) que vêm com o hd SEM SISTEMA operacional e apenas um CD fuleiro de FreeDOS, que sequer vem instalado no HD. Logicamente não são para usuários finais leigos, mas existem. Se isso é permitido, então os fabricantes podem sim vender micros sem sistema e mandar um CD de brinde com qualquer sistema, inclusive um sistema que sequer suporta todos os recursos de hardware do sistema.

    Acho que todo mundo tem o direito de saber o custo do sistema OEM que está sendo empurrado no pacote e PELO MENOS ser reembolsado do valor quando não irá utilizá-lo por QUALQUER MOTIVO.

    E não é coisa de linuxer anti-Microsoft, embora eu NUNCA tenha visto uma matéria ou relato de qualquer usuário windows pedindo reembolso da licença. A pessoa pode já ter uma licença de outro windows ou preferir não comprar aquela versão empurrada no pacote, mas uma outra comprada à parte. É muito comum certos modelos serem vendidos com p.ex. a versão Home Edition e a pessoa preferir uma versão Professional ou Ultimate pro algum motivo, mesmo que custe mais caro.

    Outro problema é que licenças OEM ficam presas ao hardware, não podendo ser reaproveitadas num upgrade de micro, e a pessoa pode fazer questão de ter o suporte da própria Microsoft, que se nega a prestar quando é uma licença OEM (ela repassa isso ao fabricante do micro como contrapartida pelo preço mais baixo).

    • Opa! Manoel, por coincidência eu participei com 1 post nesse tópico do mandrivabrasil (como Kronenbier), mas já tinha esquecido. Que bom que você lembrou de postar lá o relato.

      E o que você falou é verdade: isso não se destina apenas a usuários Linux e de outros SOs. Eu mesmo tenho licença acadêmica do Windows XP Professional, pra que vou querer uma do Home?.

  25. João Vitor Says:

    Parabéns pela vitoria cara, excelente relato, agora vendo que é possível com certeza irei pedir algo assim quando compra meu notebook. 😀

  26. Allan Says:

    Legal cara.
    Se soubesse disto, também teria feito.
    Parabéns pela paciência

  27. luizzeross Says:

    “Temos o direito de usar Linux ou qualquer SO de nossa preferência sem sermos obrigados a pagar por um SO ruim e que não iremos usar.”

    Não englobe as coisas. Se Windows fosse realmente tão ruim, ele não existiria mais e as pessoas não o usariam. Ele não é melhor que uma boa distribuição GNU/linux, em termos de customização e controle sobre o mesmo, mas é excelente em termos de controle sob interface gráfica e facilidade para usuários finais. SO ruim é o MS-DOS, que simplesmente não tem recursos, e mesmo assim, na sua época, supriu a demanda da galera. Eu mesmo usei MUITO MS-DOS, e se não tivesse usado, muito do meu trabalho seria no papel e calculadora, ou seja, uma porcaria.

    • Acho que facilidade de uso é costume com o ambiente. Quem está acostumado com Windows (e levou tempo para se acostumar), acha ele mais fácil.
      Eu pelo menos me perco quando preciso configurar algo no Windows por não estar mais acostumado a usá-lo. E também foi difícil me acostumar com o Windows 95 (eu tinha um MSX antes dele).

      Mas, tudo bem. Foi uma opinião pessoal que escapou.

      • luizzeross Says:

        Eu também xingo o Windows, não nego, tem pontos que me dá nos nervos. No trampo, como sou obrigado a ficar “bitolado” no Windows XP, não pude me contentar com aquilo e instalei o CYGWIN para ter minhas ferramentas do BASH em mãos.

        Não digo em questão de qual começou a usar quem ou o que. Eu comecei com MS-DOS (não sou tão velho). O fato é que como disse, eu prefiro usar GNU/linux, e ainda digo, que é quase impossível ficar um dia sem usar o bash, pois a interface gráfica do GNU/linux hoje (KDE, GNOME e outros) não tem tudo que precisamos, e os frontends em geral sempre perdem recurso aqui e ali, e ainda, quando temos controles administrativos, tudo muda de uma distribuição para outra. No Windows acontece o inverso, a gente tem carência de recursos no modo texto, que através da GUI a gente faz bem rapidamente, e é padrão, muda pouca coisa de uma versão para outra.

        Para concretizar, temos a exemplo disso, minha parceira que não conhece muito em geral de informática (pouco contato). Ela usou pouco Windows, e eu instalei Ubuntu e Windows no netbook dela. Quando ela precisou passar coisas do bluetooth do celular para o PC, sozinha ela aprendeu a fazer no Windows com bastante agilidade, e depois veio me perguntar como faria no Ubuntu, pq tinha tentado de tudo e nada. Por outro ponto, ela notou que depois de 3 meses, o Windows estava “lerdando”, enquanto o Ubuntu continuou bootando e funcionando sem travadinhas, assim como estava quando recém instalado no netbook. E por ultimo, temos como base o consumo de energia. A bateria do netbook no Ubuntu dura cerca de 2 horas com 3G conectado. Já no Windows, dura 4:10, ou seja, mais que o dobro.

        Agora fora disso, cara… eles podiam simplificar a vida e vender sem SO mesmo. Eu já fiquei puto diversas vezes, pois no máximo que precisaria de Windows em um notebook, seria ele rodando numa máquina virtual para alguns testes. Isso ainda no pior das hipoteses. Será que tem como cortar o teu “HOW TO” e pular para a parte interessando quando eu for comprar outro notebook? LOL!!!

  28. […] já havia lido vários relatos de reembolsos no Brasil e no exterior, mas, estranhamente, TODOS os relatos no Brasil que encontrei […]

  29. Leonardo Says:

    Olá Otto, desculpe novamente te incomodar aqui …

    Finalmente consegui conversar com o Thiago…

    Ele me disse que iria verificar o procedimento e me retornaria….

    Olha o e-mail que acabo de receber:

    Boa tarde Leonardo

    Me informei sobre vosso questionamento e fui informado que o windows é parte integrante no equipamento no entanto não vem mencionado o valor do mesmo na nota fiscal, não se aplica em nossa jurisdição.

    Conforme especificado no anuncio do equipamento ele não é comercializado sem este sistema operacional (parte integrante do equipamento).

    Caso haja a necessidade procederemos com a devolução da maquina.

    Obrigado

    ——————

    Ele chegou a lhe enviar algo assim? Agora não sei se recorro á Camila ou se tento argumentar mais com o Thiago… Estou pensando em Enviar aquela resposta que voce obteve da M$ …

    Será que posso citar seu nome lhe identificando como um amigo que conseguiu o reembolso?

    • Heheheh que esperto. Comigo não teve isso, eu consegui de primeira quando falei com ele (só tive que ligar para ele de novo porque na primeira vez ele foi verificar a chefe).

      Se fosse você, eu ligava de novo e diria que não aceita essa resposta. Que você sabe que tem direito ao reembolso mesmo não estando na nota fiscal e que sabe de gente (pode dizer que sou eu, se achar melhor) que conseguiu o reembolso nessas mesmas condições (modelo, nota fiscal etc) e com ele mesmo.
      Jogue duro mesmo. Não precisa ser grosseiro, mas seja direto. Pergunte coisas como “Com que critério você afirma que não tenho direito a esse reembolso se outra pessoa conseguiu isso com você nas mesmas condições?”.
      Nessas horas eu prefiro telefone porque ele vai ter que te responder na hora e vai ficar mais difícil pra te enrolar. Se mandar e-mail ele pode levar 2 dias pensando e elaborar uma resposta ou até te ignorar.

  30. Helton Says:

    Muito boa, pretendo filmar a recusa da licença no meu próximo notebook (obviamente, caso não consiga comprá-lo sem SO).

    Recentemente comprei um Acer Aspire 5534, e não consegui obter a licença de volta pelos seguintes motivos:
    1) o vendedor disse que, como o produto é importado e foi comprado com o OEM instalado, eu teria de entrar em contato diretamente com a ACER. Concluí daí que, tendo comprado o micro deles, eu estava aceitando o micro COM o OEM, que havia sido instalado pela Acer na fábrica
    1.1) Detalhe: veio instalado o Windows 7 Home Premium OEA Acer Group, ou seja, é uma licença vinculada a produtos Acer (só instala em note Acer);
    2) Não filmei a recusa da licença, fui direto pra formatação, etc.
    3) O vendedor explicou que eles resolveram comprar com Windows porque a Acer não fazia distinção entre o preço do computador com Windows e sem SO (o que acredito ser provável);
    4) Acho que o preço que paguei (1400 reais) é muito justo para um micro desse porte, mesmo que ele tivesse vindo sem SO.

    Assim sendo, considero uma “amostra grátis” esse Windows que, em último caso, posso reinstalar através dos discos de recuperação.

    Mas, para um futuro note ou mesmo desk, vou sempre lutar até o fim para comprar SEM sistema operacional, acho sempre preferível a passar pela via sacra. Em último caso, seguirei as ótimas dicas do Otto!

    • Pois é, o contato deve ser feito com o fabricante, que é quem instala as licenças. O meu primeiro notebook foi outro Lenovo que também custou 1400 e achei que estava barato demais para querer o dinheiro da licença do Vista.

      Nesse eu pensei diferente 🙂

  31. […] entender todas as etapas do processo, leia o artigo no blog do Otto: Como Conseguir o Reembolso pelo Windows OEM. Tags: negócios, sistema […]

  32. tio bil gates Says:

    Gostei do que vc fez mesmoooooooooooooo
    Viva o soft livre !
    viva ubuntu e todas distrib. linux

    é ruindows está perdendo mais uma batalha do linux huhuaaaaaaaaaaa
    adorei !!!!!!

  33. Gilson Says:

    Muito bom mesmo o seu relato, além de estar muito bem explicado. Que esse e os outros relatos de reembolso sejam a inspiração para todos aqueles que não querem usar o Windows possam receber pelo SO que vem embutido no valor da maquina e que ninguém se da conta disso.

    “Senhor, acabei de confirmar. Não é possível o que o senhor deseja. Essa licença foi aceita pela Lenovo, foi ela quem pagou por esse SO.”

    Muito boa essa, KKKKKKKKKK, o notebook é seu e eles vem com essa.

  34. Douglas Says:

    MEU AMIGO, que grande boa notícia!!!!!!!!!!! Parabéns pela luta e pelo sucesso!!!!

  35. Pbéns pela persistência,
    é bom saber que existem outros ETs por aí que
    se dão ao trabalho de procurar resolver essas coisas,
    sob risco de fazer papel de bobo, como eu também
    muitas vezes fiz.

    Quanto mais de nós fizermos isso, tanto melhor será
    o atendimento no futuro.

    O respeito ao consumidor precisa ser conquistado,
    por ações como essa.

  36. Além disso,
    sugiro enviar seu caso para um jornal
    de circulação em sua cidade, na coluna
    direito do consumidor.
    Tenho impressão que será publicada e
    vai ter repercussão.

  37. Muito interessante o assunto, realmente os vendedores tentam “transparecer” algo na “inocência”.

    Mas uma dúvida, este contrato serve pra vendas casadas, mas já soube de alguém que conseguiu usar estes termos contra a Dell?

    Pretendo comprar um notebook deles, mas o preço é bem alto juntamente coma licença do Windows.

    Dell?

    • Sim, veja nas referências os relatos com a Dell.

    • Reembolso na Dell já tá difícil. Comprei um notebook e recebi semana passada. Os softwares vieram discriminados na nota fiscal. Liguei pra eles e não aceitaram me reembolsar. Daí fui no Procon. A funcionária ligou pra Dell e eles falaram que se o cliente entrar em contato com o atendimento Dell antes de fazer a compra, eles podem retirar o software.

      Confirmei que realmente dá pra retirar os softwares entrando em contato antes de comprar, porém eles não abatem o valor. Ou seja, recebendo ou não as licenças, você paga por elas! Além disso, é muito desleal não colocar a opção de retirar os softwares no site e indulzir os clientes a comprá-las.

      Acho que precisamos de uma lei que regulamente a venda de computadores e exiga que todo modelo de computador tenha pelo menos uma versão sem softwares, ou, sendo mais radical, que proíba vender computadores com softwares proprietários inclusos.

      Outro detalhe: A licença do windows 7 não dá mais aquela brecha que você usou com a lenovo. Eles mudaram a redação daquele parágrafo dizendo para o cliente “consultar a política de reembolso do fornecedor do computador”. Assim o reembolso já não é obrigatório. Ou seja, as empresas já acharam as brechas pra continuar com a venda casada.

  38. Gerson Caldeira Says:

    Cara, parabéns!!!

  39. Marcio Says:

    Parabéns, só queria saber qual o prazo legal pra pedir reembolso, pois comprei um notebook da DELL em Setembro de 2009, veio com Windows Vista Home, nunca usei, formatei o HD e coloquei Linux no mesmo dia e to usando até hj Linux. Mas como já se passaram quase seis meses, será que ainda é possível solicitar reembolso pelo Windows vista Home?

    • Não sei te responder. Teoricamente acredito que poderia, já que a licença foi recusada, mas certamente vão bater nessa tecla.

      Não deixe de postar seu relato, caso tente.

  40. […] REEMBOLSO DO WINDOWS Posted in Uncategorized […]

  41. Marco Antonio Says:

    Comprei tb um netbook s10e da Lenovo, queria saber, se tem como me enviar o contato direto, telefone e -mail das pessoas responsáveis por esta área, pois, tb queria meu reembolso de volta. Certo de conter com a sua ajuda, fico no aguardo. Obrigado!

  42. Rodrigo Says:

    Otto, parabéns pela atitude e por trazer à luz esta questão importantíssima e que é muito ignorada pelos consumidores.

    Quanto ao atendimento prestado pela Lenovo, rsrsrs… não duvido que o mesmo aconteceria em outras empresas grandes, como HP, Positivo, etc…

    Sempre a primeira “solução” deles será vencer pelo cansaço.

  43. Glademir Says:

    Otto, meus parabéns, pessoas como você são difíceis de achar. Sempre lutando por seus direitos e nunca parando em um não. Continue assim, seu exemplo é inspirador e por causa dele eu mudei de pensar e agora vou brigar até o fim pelos meus direitos, sem essa de “não dá ou não pode” agora é Procon neles até o fim. Valeu Otto, até que enfim uma notícia verdadeiramente boa em 2010.

  44. Otimo relato. Vi sua entrevista na info e resolvi dar os parabens para vc. Vou comprar um dell agora e vou fazer o mesmo.

  45. Alan Bernard Says:

    Olá! comprei um notebook dell em outubro de 2009, e quando liguei o mesmo pela primeira vez nao foi me dada a opçao de aceitar ou recusar o termo da microsoft, ele ligou direto e ja estava tudo instalado pronto para ser usado, ou seja eles estao instalando o SO e aceitando os termos na fabrica para que o consumidor nao tenha a opçao de recusar.
    Tem como depois de todo esse periodo mesmo nao tendo usado o vista eu ser reembolsado?

    • Isso é ridículo. Uma outra pessoa me disse que na Dell estão colocando o valor do Windows como 1 real na nota fiscal. É pilantragem demais.

      Mas não sei responder sua dúvida. Eu também tenho um Vista da Lenovo, mas resolvi deixar pra lá. Faz mais de 1 ano.

  46. […] No blog do Otto, relata tudo sobre e como fazer o reembolso em  “Como Conseguir o Reembolso pelo Windows OEM“. […]

  47. Gustavo Melo Says:

    Quando a empresa publicou a promoção ela já estava ciente do direito do consumidor solicitar reembolso. Lenovo e Revenda estavam cientes.

    Até mesmo a fabricante do sistema operacional, que seria beneficiada ao ter mais um consumidor legítimo de seu produto reconheceu o direito do consumidor solicitar reembolso(o que é um ponto positivo para a Microsoft, os caras CUMPREM contratos).

    Neste caso não é o consumidor que está errado, MAS SIM A MICROSOFT QUE ESTÁ CERTA. Eles preferem devolver o dinheiro ao consumidor ao invés de descumprir a lei(ou seja cumprem e são pró-ativos ao cumprir), bastando ao consumidor demonstrar o vontade de exercer aquilo que a Microsoft dá como opção a ele (ou seja o consumidor não está fazendo nada errado).

    A Lenovo quando comprou esta licença da Microsoft sabia que a Microsoft dava esta opção ao consumidor.

    O consumidor simplesmente exerceu licitamente aquilo que lhe é de direito.

    Na verdade o ganho disso tudo é que a Microsoft AO assegurar o reembolso garantiu a Lenovo MENOS UM processo no Procon.

  48. Augusto Oliveira Says:

    Parabéns.
    Este sua saga está em um site famoso aqui do RS (http://www.baguete.com.br/noticiasDetalhes.php?id=3514995)
    Uma pessoa, muito mal informada, comentou:

    Anonimo, em 25/03/2010, 14:43
    “Quem ler o relato verá que o objetivo era ganhar um dinheiro em cima de um note de promoção. Não concordo, e acho um abuso de direito do consumidor. Bem coisa de brasileiro..”

    O objetivo foi na realidade reaver seu dinheiro por “algo” que não ia usar. A MS tem esta “parceria” com os fabricantes e isto é um direito de cada um exigir.

    Aqui no RS o programa do governo estadual de financiamento de compra de Notebooks para os professores com juros subsidiados (“Professor Digital”) foi suspenso devido a não existir a opção de compra sem WIndows ou MS-Office que estavam sendo “ofertados gratuitamente” junto com os NB´s, após associação de Software Livre entrar na justiça.

    . Como seria se voce comprase um carro e fosse obrigado a adquirir um CD-Player / Radio que a montadora “desse” e não tivesse opção de vir sem ?

    . Ou comprar um apartamento com um carro “inteiramente grátis” na garagem sem a opção ?

    . Como seria se voce fosse obrigado a tomar Pepsi quando comprasse cerveja Antactica, por que ela viria “grátis” ?

    Isto é lei.

    • Valeu, dei uma olhada.
      Eu dei uma entrevista para a INFO e também choveu comentários desse tipo por lá. Coisas como “devia ter comprado sem Windows”, “só quer aparecer”, “o picareta já deve ter instalado o pirata” e afins.

      Fazer o que, né?

  49. Você é meu ídolo, hehehehe. Queria esse tutorial quando comprei meu cq-50. Mais pra frente quando adquirir outro terei embasamento sólido. []s

  50. Fábio Says:

    Parabéns Otto, também tenho um Lenovo e gostaria de trocar um e-mail contigo.
    Por favor envie-me um e-mail para conversarmos.

  51. Lucas Says:

    Olá Otto, li todo o seu relato e fiquei muito feliz que tenha conseguido o reembolso, já que é um DIREITO seu. Me surgiu uma dúvida, já que a empresa não pode me obrigar a usar o SO dela, posso comprar um Apple Macbook e pedir o reembolso do preço do Mac OS?

    Parabéns pela atitude tomada!
    Abraço.

  52. Parabéns, todos devemos fazer a mesma coisa. E aliás, veja este artigo sobre você no site alunosdeti. http://bit.ly/9EzI6l

  53. Ola amigo sabe dizer se possivel fazer um Upgrade de win vista ultimate para win7 em qualquer versao.

    Se possivel me diz mais esse dica.

    Sds

  54. […] confiram o blog do Otto, lá explica com mais calma como foi que ele conseguiu o seu […]

  55. Oi,

    Fiquei com uma duvida, vc recebeu o reembolso e a licença que vem colada , vc devolveu ou poderia continuar usando

  56. Alexandre Says:

    Ae Otto!

    Beleza!!

    Temos o direito de utilizar Linux. O problema mesmo é Leis específicas para TI nesse âmbito que não existem ou estão desatualizadas há uns 20 anos.

    Mas o CDC 8078/90 garante a gente!!!

    Se algum político batalhasse por leis para linux…

    Essas Empresas + Windows iriam ver só!

  57. Edmar Says:

    roooOOOooock!
    Vou por em prática.

  58. maxrosa Says:

    Valeu, Otto, sou usuário do Linux Kurumim, e blogueiro. Uso o Linux Kurumim NG e acho que, como disse o Marcelo Villar, você é um Jei mesmo.

  59. Quando comprei meu primeiro note não me imaginava usando linux, fiquei com o XP home e estava satisfeito. Hoje sou usuário do Ubuntu e já conhecia esse procedimento para “devolução” do Windows, e apesar de possuir chaves do XP, Vista ou 7 profissional (MSDN AA) acabei aceitando a EULA do meu segundo notebook, na verdade um netbook. Fiz isso mais por preguiça mesmo, a grande falha da maioria dos brasileiros.

    Hoje lendo isso me senti um completo imbecil de não ter buscado meus direitos. Aceitei pagar 229 reais, ou seja la qual fosse o valor, num sistema que eu mau utilizei por 10 minutos (tempo de instalação de um anti-virus, nem sei pra que, já que não iria utilizar).

    Mas é bom ler mais e mais relatos assim, mostra que ao contrário de mim outros brasileiros buscam pelos seus direitos e saem vitoriosos.

    E bom também para ir aprendendo, vamos ver se a partir de agora eu tomo vergonha na cara e busque também.

    A começar por essa maldita lei (http://motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=15848&PN=1&TPN=1), nada a ver mas tem a ver, hehe.

    Abraços e viva-o-linux. o/

  60. joakin Says:

    Cara não sabia que podia pegar o reembolso fácil assim. Já que aceitei a licença ainda tem volta!?

  61. $ulamy Says:

    Otto, parabéns pela vitoria, eu também comprei um lenovo s10e e gostaria que você me desse os contatos da lenovo para pedir a devolução da quantia embutida no valor do aparelho referente a licença, as pessoas que fazem critica a esse artigo não entendem que a lenovo vende hardware e a MS fornece o sistema, logo quando a lenovo combina os dois, esta lucrando com a revenda do sistema junto ao cliente.

  62. Johny Romos Says:

    Àqueles que não conseguirem seu reembolso, e tenham paciência, talvez caiba documentar a tentativa e fazer um pedido de denúncia(por interesses difusos) junto ao Ministério Público(Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor). Caso o MP acate e investigue, os varejistas podem ser multados e impedidos de continuar com a venda casada. O fato de não discriminarem na nota o valor do sistema operacional, que deve possuir tributação distinta, pode gerar um passivo fiscal enorme. O MP não resolveria o seu problema especificamente, mas sim o de toda a sociedade.

    Otto, parabéns pela iniciativa de compartilhar a conquista do que te era de direito!

    • A moça do Procon me perguntou se eu queria entrar com uma ação. Me recomendou anexar tudo que tivesse: EULA, relatos dos outros etc.

      Acho que seria bom anexar também evidências que mostrem o valor do SO, como anúncios de lojas, para que eles não ofereçam 20 reais de reembolso.

      • Johny Romos Says:

        Concordo, tudo que puder compor provas é válido! Só para ilustrar que coisas boas podem acontecer, lembro que uma liminar também faria muito barulho, como aconteceu em São Paulo no caso speedy+provedor obrigatório, que foi considerado como venda casada por uma juiza de Bauru(salvo engano) e obrigou a Telefônica a suspender a cobrança até que a liminar fosse cassada. Hoje a Telefônica oferece o provedor Terra sem custo para os clientes do speedy(só pra quem questiona, mas oferece). Se não me engano há uma ação civil pública movida pela abusar.org, que está em andamento e trata desse assunto do provedor. Infelizmente a justiça é lenta e desmotiva tudo, mas não podemos desistir. Abraços!

  63. Boa OTTO, parabéns. Ainda bem que Você não desistiu.
    Vocês Brasileiros batem duro, é assim mesmo !

  64. $ulamy Says:

    Ok, obg!

  65. maria odete Says:

    Otto, como voce deve ser bom de informatica, me ajuda ai,… Eu tambem não quero desistir de cobrar o que -e meu.
    comprei uma lavadora, cara e boa, mas acontece que um bendito rato, entrou

  66. Acho este seu caso muito importante para as pessoas. Assim, todos podem ter certeza que é possível ter um reembolso por um produto atrelado a outro e que não pedimos.
    Parabéns pela sua iniciativa.

  67. Cara, não vou negar, eu queria ler tudo, mas embaralha a vista, dai salvei no Word com um fundo mais leve, vo te processar se me deixar cego ein! HAHA, brincadeiras a parte (tirando a parte que falo do fundo e tals), que bom que você soube como proceder, não uso Linux, por que? Meu clientes não sabem o que é ‘isso’, infelizmente por que? Venda=Casada. (Até a palavra se digitou junta, viu?)

    Mas Otto, fica um comentário, Parabéns! (eu li na info!) E agora com isso aqui, podes ter certeza que vai haver muito mais gente lendo! (Fora o que vou divulgar né?)

    E velho, espero realmente que um dia o Linux impere, que traga o 64bit, que haja programas ‘compatíves’, pode demorar, mas um dia vai. Eu lamento por não fazer parte de um time que realmente, só tem intelectuais. Já viu alguém sem boa instrução defendendo o Windows? Todo dia, eles malham por que tem o Live Messenger com Emoticons Amarelos… e mal sabem eles como sofrem quando seus softwares vão sendo atualizados.

    Mas é isso aê, denovo meus parabéns. 🙂

    Abraços. (E pra te ajudar no fundo, usa uma letra Cinza não tão escura que fica massa.)

    • O problema do wordpress.com é que não dá pra alterar muita coisa no CSS da página. Quando mudar de hospedagem eu pretendo melhorar a parte visual.

      Valeu.

  68. […] que me parece um pouco cansativo, mas vale a pena. Todo o conteudo abaixo foi extraido do blog do Otto Teixeira , todo texto e relato são do mesmo, se quiser ir ao site basta clica no […]

  69. Olá!

    Sabe me informar se consigo reembolso através do Procon sendo que comprei um notebook no paraguai? eu tenho a nota, veio com win7 mas instalei linux assim que chegou o produto.

    att.

  70. Dirley Rodrigues Says:

    Camarada, isto me inspirou. Tomara que inspire também a outros, e que em breve, todos tenhamos meios de fazer o que você fez. Afinal, é nosso direito usar o OS que quisermos e não termos que pagar por um que já venha embutido. Obrigado.

  71. Excelente

    Se um número grande de pessoas fizesse isto com certeza alguma coisa mudaria, eu tive que aturar o winXp que veio no meu a cinco anos atrás, cavalo dado não se olha os dentes, mas para o próximo já está anotado.

  72. Adriane Says:

    Olá Otto, está de parabéns pela iniciativa… até então só tinha lido casos de reembolso de notebooks da Dell.

    Alias, recentemente adquiri um notebook Lenovo… e a primeira coisa que fiz foi formatar e instalar Linux…

    Gostaria que fornecesse via e-mail os contatos da Lenovo, pois tentei inúmeras vezes conversar com eles mas está difícil… longa espera na linha e enrolação…

    Obrigada! ;}

  73. $ulamy Says:

    Otto falei com o atendente Thaigo da lenovo, e ele na cara dura disse que a lenovo não faz o reembolso do valor referente ao sistema operacional, ainda disse mais que esse seu relato era uma “historia” inveridica.. pior o cara mal sabia falar, argumentei com ele sobre o que a MS faculta ao cliente aceitar ou não a licença.

  74. Liguei na parte da tarde para a Camilla Bametto, ela deu uma de irritada por alguem esta passando o número dela e consequentimente varias pessoas estarem ligando. novamente argumentei sobre a devolução do dinheiro e ela disse que a lenovo não devolve, que tinha um funcionario da lenovo na MS para saber qual foi o problema dessas maquinas estarem vindo com essa mensagem errada informando aos clientes que eles podem não aceitar o sistema ( MS é HONESTA CAMILLA BILL E RICO NAO TEM DE ENGANAR NINGUEM), e reinterou que a lenovo so vende produtos com sistema, que eu já sabia que a maquina vinha com windows, dai falei que era facultado a mim usar ou não e que o custo do sistema tinha de ser devolvido, então ela disse que a lenovo compraria de volta minha maquina mas não devolveria o dinheiro apenas do sistema… é uma piada que estão fazendo, convoco todos os colegas a entrarem nos juizados especiais de suas cidades pedindo seu dinheiro de volta, porque o tal defeito no sistema não existe todo computador com windows PRE-INSTALADO traz um contrato onde você decide ou não se quer usar, se o cliente já sabia que o sistema vinha no equipamento o mesmo não pode fazer nada de modo que isso não justifica o absurdo, logo, saber ou não saber em nada desqualifica o abuso praticado pela lenovo ou qualquer outro fabricante que pratica a venda casada, pois, além de desconsiderar o seu cliente ainda ignora o contrato apresentado pela MS.

  75. Olá Ottos, tudo beleza? Postei esse comentário no blog do vinicius a respeito de uma dúvida em relação à Dell. Vou colocar aqui também pra mais pessoas verem e tenham alguma solução.
    Valeu!!!
    http://vinicius.soylocoporti.org.br/conseguindo-o-reembolso-da-licenca-do-microsoft-windows/comment-page-2/#comment-11083

    Caro Vinicius beleza? Vi todos esses relatos positivos da Dell devolver o dinheiro do sistema operacional. Agora me vem algumas perguntas:
    E o dinheiro dos softwares embutidos no sistema caso do Antivirus Mccafee e do Microsoft Works?
    Eles devolvem? Né por nada não mas deve ser ai uns 100 reais a mais pra gente brigar.
    Será que cabe um reembolso?

    Abraços

  76. Parabéns pela iniciativa! Também comprei um notebook Lenovo em outubro de 2009. Logo que adquiri, entrei em contato com o fabricante e este enrolou diversas vezes. Então fui no Procon de Pato Branco – PR, tentamos um novo contato mas não tivemos sucesso. O atendente do Procon sugeriu entrar com uma ação e então o fizemos… Este me passou a data da audiência (março/2010) e quando chegou o esperado dia, liguei no Procon para confirmar e aquele mesmo atendente disse que havia confundido o meu processo com outro e que não tinha marcado data de audiência porque não conseguiu encontrar toda a documentação que enviei para ele. Este ficou de entrar em contato no dia seguinte e mais uma vez me enrolou.

    Bom, o que fazer quando o consumidor é lesado pelo PROCON? Quem defende o consumidor do PROCON? Agora estou reunindo toda a papelada para entrar com uma ação contra a Lenovo. Possivelmente, vou incluir este indivíduo atendente do Procon também.

Comentários encerrados.

